Notícias

Yane Marques é uma das duas favoritas ao ouro da Copa de Pentatlo Moderno

Ao lado de lituana, a brasileira - que se mantém há dois anos entre as top 10 do mundo - é apontada pelo próprio site da União Internacional como muito perto do título, por sua consistência nos cinco esportes: esgrima, natação, tiro combinado com corrida e hipismo

  • -A
  • +A
Do R7

Yane Marques, no evento combinado de tiro e corrida (são três séries de cinco tiros em 3.000 m), que é disputado depois de esgrima e natação e antes do hipismo. Divulgação

A pernambucana Yane Marques disputa neste sábado (26) sua última competição antes da Olimpíada de Londres (que será de 27 de julho a 12 de agosto). Está em Chengdu, China, para a final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, e é apontada no site da UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno) como candidata ao ouro, assim como a lituana Laura Asdauskaite, por sua consistência de resultados neste ano. As duas são mencionadas também porque já chegaram muito perto do título - a brasileira em 2009 e a rival em 2011 - e assim já teriam a confiança necessária para a disputa e depois para brigar pelo ouro olímpico do esporte.

Depois de chegar a terceira do mundo no ranking do esporte em 2011, Yane teve um primeiro semestre intenso, com a disputa de quatro competições internacionais em três meses, até se classificar para a final da Copa do Mundo, que reúne apenas 36 pentatletas, de 22 países (Alemanha, Itália e Polônia têm três inscritas).

Será a quarta final de Copa do Mundo da brasileira, que fez sua estreia em 2008, em Portugal (foi sétima colocada). No ano seguinte foi vice-campeã no Rio de Janeiro. Em 2011, ficou em 16º em Londres, na competição no Greenwich Park, que serviu como evento-teste para os Jogos Olímpicos.

Agora em 2012, Yane esteve em três das quatro etapas e ainda assim conseguiu se classificar em segundo lugar para a decisão em Chengdu, com 130 pontos, atrás apenas da britânica Samantha Murray, que está com 143, depois de ser bronze no Mundial de Roma, no início do mês (a brasileira foi sexta).

Fabiana tem uma trabalheira para embarcar suas varas; veja!

Yane ficou em décimo lugar na primeira etapa da Copa do Mundo, em Charlotte, Estados Unidos, no início de março. Uma semana depois, foi quinta, na etapa do Rio de Janeiro. Fora da etapa de Szazhalombatta, Hungria, passou à etapa de Rostov, Rússia, em abril, quando novamente foi quinta colocada.

Yane segue entre as top 10 do ranking da UIPM, posição que mantém há quase dois anos ininterruptos.

- O ranking muda muito e depende de muitos fatores. Por isso é sempre bom figurar entre as melhores do mundo.

Para Yane Marques, as competições ajudam no aprimoramento dos esportes, no caminho da Olimpíada. No pentatlo moderno, os atletas disputam provas de esgrima (espada), natação (200 m livre), evento combinado de tiro e corrida – três séries de cinco tiros em 3.000 metros – e hipismo (saltos, com cavalos sorteados).

A vaga olímpica da pentatleta brasileira foi obtida como melhor sul-americana no esporte nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro passado.

Acompanhe o hot site da Olimpíada

A Rede Record mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet, por meio do R7. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.

Quadro de Medalhas

Últimas Notícias

Agora na Record

Facebook