Notícias

Vela brasileira fez pior campanha em Olimpíadas dos últimos 20 anos

Brasil tem futuro incerto no iatismo, caso Scheidt não continue competindo

  • -A
  • +A

Scheidt e Prada celebram o bronze na Star - Crédito: Pascal Lauener/Reuters

Do R7

Em Atlanta 1996, dois ouros e um bronze. Em Sidney 2000, uma prata e um bronze. Em Atenas 2004, dois ouros. Em Pequim 2008, uma prata e um bronze. E agora, em Londres 2012, apenas um bronze.

Essa é a trajetória da vela brasileira nos últimos anos, uma história de bastante sucesso, mas que em Londres teve seu pior desempenho desde Barcelona 1992, quando não subiu ao pódio.

Com o fim da classe Star nos Jogos do Rio 2016, a única categoria que o Brasil alcançou medalha em Londres, o futuro da vela brasileira é incerto.

O Brasil levou para Londres representantes em seis classes. Eles tinham a responsabilidade de manter a tradição da vela, que chegou à Grã-Bretanha como o esporte mais medalhado do País.

Das seis chances, no entanto, apenas Robert Scheidt e Bruno Prada conseguiram subir ao pódio, faturando o bronze na classe Star.

Com o resultado, a vela chegou a 17 medalhas em Olimpíadas, mas foi ultrapassado pelo judô como o esporte mais medalhado do Brasil, com 19 conquistas após estes Jogos.

Dos outros velejadores, Ricardo Santos, o “Bimba”, ficou em 9º na classe RS-X, enquanto Patrícia Freitas terminou em 13º no feminino da mesma classe.

Na Laser, Bruno Fontes fechou os Jogos na 13ª colocação, e Jorge Zarif chegou apenas em 20º na Finn.

Além de Scheidt e Prada, quem mais chegou próximo do pódio foram Ana Barbachan e Fernanda Oliveira, com o 6º lugar na 470.

Os resultados alcançados em Londres preocupam o Brasil porque a classe Star, a única medalhada, não estará presente nos Jogos do Rio.

Dessa forma, os melhores velejadores brasileiros da atualidade ficaram sem prova para competir e terão que decidir sobre a participação nos Jogos de daqui a quatro anos. O Brasil precisa de bons ventos nesse próximo ciclo olímpico para conseguir subir ao pódio em casa.

Quadro de Medalhas

Últimas Notícias

Agora na Record

Facebook