Notícias

Jogos do Rio 2016 começam a ganhar forma na Cerimônia de Encerramento de Londres 2012

Personalidades marcantes do País que sediará a próxima Olimpíada deram uma pequena amostra do que está por vir

  • -A
  • +A


Prefeito Eduardo Paes recebe a bandeira oficial - Foto: AFP

Veja a galeria completa


Do R7
Faltam 1.452 dias para o Rio de Janeiro ter a honra de sediar a 31ª edição dos Jogos Olímpicos, a primeira a ser realizada na América do Sul, mas a capital carioca começou a respirar os ares do evento neste domingo (12), data em que se encerraram as Olimpíadas de Londres.

Até o dia 5 de agosto de 2016 muito há a ser feito na Cidade Maravilhosa, mas o povo britânico já sentiu o gostinho do que o mundo todo assistirá nos minutos finais da Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas de Londres 2012, realizada no estádio olímpico.

Assim que Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, recebeu a bandeira com os anéis olímpicos do prefeito de Londres, luzes coloriram a cobertura do estádio Olímpico nas cores verde e amarela, enquanto a bandeira brasileira era hasteada e o hino do País, executado.

Atletas brasileiros fazem a festa na Cerimônia

Relembre os destaques dos Jogos de Londres

O início da transição de Londres para o Rio foi marcado pela entrada triunfal do gari Renato Sorriso, figurinha carimbada nos desfiles de Carnaval, sambando e ensinando um truculento segurança, que encenava uma tentativa de expulsá-lo do local, a ter um pouco do gingado brasileiro.

Se na festa britânica não faltaram ícones da música local, como Beatles, Oasis e Queen, a trilha sonora que marcará os Jogos do Rio também não poderia ser esquecida.

Pouco depois da entrada de Renato Sorriso no palco, a cantora Marisa Monte, vestida de Iemanjá, interpretou Bachianas Brasileiras nº 5, de Villa-Lobos, enquanto índios com cocares feitos de led entraram no estádio olímpico, como um tributo à cultura brasileira e aos donos da terra no ano de 1500.

BNegão, interpretando Maracatu Atômico com direito a uma apresentação de capoeiristas, Seu Jorge, com a performance de Aquele Abraço e Nem vem que não tem sobre uma réplica do calçadão de Copacabana, e a entrada triunfal de Pelé, Robert Scheidt e Maurren Maggi também foram momentos marcantes da passagem do bastão para o Brasil.

O País também aproveitou para mostrar ao mundo três apostas de medalhas de ouro para os Jogos do Rio: o pugilista Esquiva Falcão, prata em Londres e porta-bandeira na Cerimônia de Encerramento, Arthur Zanetti, ouro nas argolas, e Sarah Menezes, campeã no judô.

No discurso oficial, o presidente do Comitê Olímpico Internacional Jacques Rogge declarou o término oficial das Olimpíadas, se despede dos Jogos e declara o Brasil como próxima cidade-sede.

Festa londrina teve shows e homenagens
Foram 19 dias de competições, emoções, vitórias, derrotas e desilusões desde o pontapé inicial para os torneios de futebol até este domingo (12), dia em que a maratona, o pentatlo moderno e o basquete finalizaram os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Como era de se esperar, a Festa de Encerramento também foi um verdadeiro show.

Beatles, com direito a um clip de John Lennon no telão, Oasis, Queen (representado pelo guitarrista Brian May e por um Freddie Mercury 'virtual'), Annie Lennox, Spice Girls, The Who, George Michael e muitos outros astros da música britânica levaram emoção ao público que lotou o estádio olímpico, e a certeza de que a saudade dos Jogos de Londres será um sentimento presente ao redor do planeta.

Quadro de Medalhas

Últimas Notícias

Agora na Record

Facebook