Notícias

Holanda leva ouro inédito e luta para bater Pequim/2008

  • -A
  • +A
Agência Estado

A menos de uma semana do fim da Olimpíada de Londres, a Holanda faz uma boa campanha, com cinco títulos conquistados até o momento: dois na natação (100 e 50 metros livre feminino), um no ciclismo de estrada feminino, um na classe RS:X masculina da vela e o inédito ouro da ginástica masculina conquistado nesta terça-feira por Epke Zonderland. Os resultados deram ao país a 10ª posição, por enquanto, no quadro geral de medalhas.

Na última edição dos Jogos Olímpicos, em Pequim, a Holanda terminou a competição ocupando a 12ª colocação, após subir no lugar mais alto do pódio por sete vezes, sendo que seis destes títulos vieram com as mulheres: no revezamento 4x100 metros livre da natação, polo aquático, hóquei sobre a grama, adestramento individual do hipismo, no Double Skiff peso leve do remo e na prova Omnium do ciclismo de pista. A medalha de ouro restante saiu na maratona aquática masculina.

Passada mais da metade da Olimpíada de Londres, a Holanda já perdeu a chance de voltar a faturar a medalha de ouro no remo e no ciclismo, sem nem mesmo subir ao pódio. E as nadadoras holandesas que venceram o revezamento em Pequim ficaram agora com a prata. Mas a grande decepção para o país foi mesmo o time de polo aquático feminino, que esperava lutar pelo bicampeonato e nem sequer se classificou para os Jogos.

Nesta quarta-feira, a seleção holandesa feminina de hóquei sobre a grama disputa uma vaga na final, o que mantém as esperanças de faturar novamente a medalha de ouro neste esporte. Até o final da semana, a Holanda volta a brigar pelo título no adestramento individual do hipismo e na maratona aquática masculina.

O melhor desempenho da história do país em Jogos Olímpicos foi em Sydney/2000, quando ganhou 12 títulos: três no ciclismo, dois no hipismo, um no hóquei masculino, um no judô masculino (até 90kg) e cinco na natação. Aliás, uma das forças dos holandeses está dentro das piscinas, onde eles conquistaram 53 pódios, sendo 18 medalhas de ouro, até a Olimpíada de Pequim.

Historicamente, a Holanda não é uma potência olímpica e nunca conseguiu ficar entre os três primeiros colocados de uma edição da Olimpíada. Quando receberam os Jogos em Amsterdã, em 1928, os holandeses não tiveram um bom desempenho e ficaram com seis títulos e a 8ª colocação no quadro geral de medalhas. Na ocasião, os EUA terminaram como os vencedores.

Quadro de Medalhas

Últimas Notícias

Agora na Record

Programação completa

Facebook