Notícias

Esquiva dá show, bate britânico no boxe e garante final histórica em Londres 2012: “Calei o ginásio”

Brasileiro bateu o dono da casa Anthony Ogogo pelo placar de 16 a 9 em luta válida pela categoria peso médio (75 kg)

  • -A
  • +A

Esquiva venceu fácil a disputa contra o dono da casa Ogogo (Reuters)

Do R7

Após 44 anos sem conquistar medalhas no boxe, o pugilismo brasileiro não apenas garantiu três pódios em Londres 2012 como viu, pela primeira vez, um atleta do País chegar a uma final da modalidade após a vitória de Esquiva Florentino Falcão sobre o britânico Anthony Ogogo, nesta sexta-feira (10).

Mesmo com o apoio massivo da torcida inglesa para o atleta local, o brasileiro não se intimidou e dominou a disputa desde o início para vencer pelo placar de 16 a 9 e garantir, assim, a inédita final na categoria peso médio (75 kg).

Com o triunfo, Esquiva, terceiro colocado no último mundial da modalidade, fica à espera da confirmação de seu oponente na final, que sairá do confronto entre o japonês número um do mundo Ryota Murata e o atleta do Uzbequistão Abbos Atoev, que se enfrentam ainda nesta sexta a partir das 11h20 (horário de Brasília), em confronto que será realizado no próximo sábado, às 17h45.

Pai vira celebridade e prevê ingresso dos irmãos Florentino no MMA
Esquiva dá show e leva Brasil à final olímpica pela 1ª vez no boxe

Além de Esquiva, o Brasil pode contar com mais uma final no boxe em Londres 2012 já que seu irmão, Yamaguchi Florentino, duela com o russo Egor Mekhontcev a partir das 18h em duelo válido pela semifinal dos meio-pesados (81 kg).

Também nestes Jogos, a baiana Adriana Araújo trouxe a medalha de bronze na estreia do pugilismo feminino em Olimpíadas, ao terminar na terceira colocação do peso leve (60 kg).

A luta

Lutando também contra a pressão da torcida, Esquiva começou bem na disputa e soube conter o ímpeto inicial do britânico Anthony Ogogo, que caminhava sempre para frente, enquanto o brasileiro optou por girar mais no ringue e contragolpear com cruzados e diretos de esquerda.

Em um primeiro round truncado, o placar ficou empatado em 3 a 3 graças aos golpes no “infight” do inglês, que buscou o clinche em diversas oportunidades.

Já no segundo assalto, Esquiva mudou de tática e tentou dominar o centro do ringue, agredindo mais com combinações no corpo e na cabeça, o que pegou o dono da casa de surpresa. No final da etapa, o capixaba ainda teve tempo para explodir e conectar fortes golpes no rival, que acusou e não deixou dúvidas para os árbitros anotarem 6 a 3 no placar parcial para acumular 9 a 6 no total.

No terceiro e último round, Esquiva deu um show. Logo nos 40 segundos iniciais o brasileiro aplicou dois knockdowns que deixaram o britânico sem saber o que fazer. Com a guarda baixa, o pugilista capixaba fez o que quis e abriu larga vantagem de ponto para não deixar brecha para os árbitros impredirem o seu feito histórico.

Administrando nos instantes finais, o filho do lendário Touro Moreno cravou 7 a 3 n etapa final, oq ue lhe garaintiu largos 16 pontos a 9 no total. Que venha a final.

O R7 transmite os Jogos Olímpicos de Londres em cinco canais exclusivos, 24 horas. E durante os Jogos, além da transmissão ao vivo e com sinais exclusivos, você encontra no portal os vídeos de todos os melhores momentos da maior disputa esportiva do mundo. Até o dia 12 de agosto, Olimpíada é no R7, Record e Record News, os canais oficiais de Londres.

Você conhece as regras e as curiosidades do boxe olímpico?

Quadro de Medalhas

Últimas Notícias

Agora na Record

Facebook