Notícias

Amigo matemático de Cielo sonha com a Olimpíada de Londres

André Schultz, o Cão, é formado em matemática aplicada nos EUA

  • -A
  • +A

André foi medalha de prata no Pan competindo no revezamento 4x100 m livre (Foto: Satiro Sodré/Agif/Divulgação)

Carolina Canossa, do R7

Histórias de atletas que se dedicam a outras áreas são relativamente comuns. Diferente mesmo é ver um competidor de alto nível que também seja fera em uma área tão improvável quanto a matemática. Pois tal situação existe e é protagonizada pelo nadador André Schultz, amigo de infância de Cesar Cielo e aspirante a uma vaga na prova de 200 m livre na Olimpíada de Londres.

Integrante da equipe de revezamento na distância que conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do ano passado, Schultz se formou em 2010 em matemática aplicada pela Universidade de Michigan. Por enquanto, ele se dedica apenas ao esporte, mas pretende iniciar um doutorado no segundo semestre e futuramente se dedicar à carreira acadêmica.

Rival de Cielo faz dieta digna de Ronaldo e se esbalda nas asas de frango

- Dentro da população em geral, a matemática não é a área mais querida. Quando eu digo que me formei em matemática, todo mundo fala: "Você é louco! Eu odiava matemática na escola, não gosto de matemática até hoje”...

Filho mais novo entre quatro irmãos, o nadador diz que desde sempre teve gosto pelos cálculos e equações.

- Eu sempre gostei, tenho facilidade. Foi a minha melhor matéria na escola e é meio que uma área da família: meu avô era matemático, a minha avó trabalhava com a área de educação em matemática, meu pai é engenheiro...

Os números, porém, são o que no momento deixam Schultz fora da Olimpíada. Para competir em Londres, o matemático de 23 anos precisa fazer pelo menos 1min47s63. Restam duas oportunidades: o Troféu Maria Lenk, em abril, e a Tentativa Olímpica, em maio. Para isto, ele tem treinado de três a cinco horas por dia, seis vezes por semana.

Filhos do vento! Conheça os atletas mais rápidos do mundo

Outra alternativa é integrar a equipe de revezamento 4 x 200 m livre, que também ainda busca a vaga nos Jogos. No Pan, ele competiu ao lado de Thiago Pereira, Nicholas Oliveira e Leonardo de Deus, mas João de Lucca e Rodrigo Castro também almejam um lugar neste time.

- Esse é um revezamento que pode ser bom, mas o pessoal ainda não conseguiu nadar bem com todo mundo junto. Chegar em uma final já seria um resultado bom. Medalha, eu acho difícil, pois não tem como ganhar do time dos Estados Unidos, e tem outros países muito fortes como a Austrália.

Cesar Cielo espalha apelido

Além do fato de serem nadadores e terem ido para os Estados Unidos para conciliar faculdade com o esporte, Schultz e Cielo guardam outros pontos em comum. Ambos nasceram na cidade paulista de Santa Bárbara d’Oeste e iniciaram a “carreira” na água juntos.

- Meus pais conhecem os pais dele antes de a gente nascer. Começamos a nadar junto, eu aos três anos e ele aos quatro. E eu o conheço desde que eu me conheço por gente. Ele era sempre um ano na frente, treinava em um grupo diferente, mas estava sempre ali. Não somos os melhores amigos, mas somos amigos sim.

Veja os trajes mais esquisitos do mundo olímpico

Foi Cielo, aliás, o responsável por espalhar o apelido de Schultz no esporte: Cão.

- Quando eu era moleque, meu pai me chamava de “Decão” e, em Santa Barbara, o pessoal achou engraçado e começou a me chamar só de Cão. Quando eu fui para São Paulo, o Cesão já estava no Pinheiros e ele trouxe o apelido. Aí pegou mesmo, mas eu não ligo, nunca foi uma coisa que me incomodou.

A Rede Record mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet, por meio do R7. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.

Clique aqui para ver as respostas do quiz

Teste seus conhecimentos sobre Cesar Cielo

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
cielolinguafora-220x139

Quais são as provas nas quais Cesar Cielo é especialista?

Quadro de Medalhas

Últimas Notícias

Agora na Record

Facebook