Esportes

  • -A
  • +A
VOLEI

Vôlei

O vôlei é disputado entre duas equipes de seis jogadores. O objetivo é fazer a bola tocar o chão do outro lado da rede sem que os rivais consigam defender a bola. Cada ataque pode tocar três vezes na bola antes de jogá-la para o outro lado. Os bloqueios não são considerados toque. Os atletas podem encostar na rede, contanto que não atrapalhem o andamento do jogo, sendo proibido apenas o toque na borda superior da rede. Caso isso ocorra, o juiz deve dar o ponto ao adversário. As partidas serão disputadas em uma melhor de cinco sets, sendo que os quatro primeiros vão a 25 pontos, e o tie-break, a 15. Em caso de empate em 24 a 24, o jogo continua até que uma equipe abra dois pontos de vantagem.

Caso a bola toque em uma das antenas, ou em qualquer parte do ginásio, como placas ou o teto, o ponto é automaticamente dado ao adversário. Cada técnico pode pedir dois tempos de 30 segundos em cada set. Há também dois tempos técnicos por set, o primeiro quando o time à frente do placar chega a oito pontos, e o segundo quando chega a 16. Cada técnico pode substituir um limite de seis jogadores  por set, e cada jogador só pode ser substituído uma vez por set devendo necesasriamente voltar à quadra para ocupar a posição daquele que tomara originalmente seu lugar.

Brasil x Estados Unidos decidiram o ouro olímpico do masculino em Pequim-2008, com vitória norte-americana. Já no Mundial da Itália-2010, os brasileiros levaram a melhor sobre Cuba na decisão.

O vôlei foi criado em 1895, nos EUA. O objetivo era criar um esporte no qual não houvesse contato físico entre atletas, de modo a minimizar lesões. Já a federação internacional foi fundada em 1947. Inicialmente o vôlei era praticado com a câmara de ar da bola de basquete.

Créditos: Adalberto Leister Filho, Karina Rodrigues e Guilherme Costa, do Núcleo Olímpico da TV Record