Esportes

  • -A
  • +A
VELA

Vela

Os barcos são divididos em classes, segundo o formato, as especificações técnicas e o número de tripulantes. As classes que participam das Olimpíadas são: laser, star, 49er e finn (masculino), laser radial e match race (feminino), rs:x e 470 (com versões para o masculino e o feminino).

Os atletas recebem pontos de acordo com a posição obtida nas regatas. O primeiro colocado ganha um ponto, o segundo, dois, e assim por diante. Cada atleta pode descartar seu pior resultado. Assim, o campeão é aquele velejador que somar o menor número de pontos em toda a competição.

São dez regatas em cada categoria na fase classificatória e a  11ª, disputada somente entre as dez melhores embarcações, é a chamada regata da medalha, com duração de 30 minutos e pontuação dobrada. Uma regata tem cinco fases: largada, contravento (etapa na qual os barcos rumam em direção à boia de marcação), través (manobra de mudança de direção contornando a boia), popa (parte do percurso em que os barcos buscam o local de chegada da regata) e chegada.
 
As classes
• Laser (masculino) e laser radial (feminino): embarcação de uma pessoa é a mais tradicional da modalidade. O barco possui 4,23 m de comprimento total e 3,81 m de comprimento na linha de água, pesando 56,7 kg.
• Rs:x (masculino e  feminino): embarcação de uma pessoa, era chamada de prancha à vela até 2004. Muito parecido com o windsurfe, tem as velas maiores, com 9,5 m² para homens e 8,5 m² para as mulheres. Os atletas vão em pé na plataforma da embarcação. 
• 470 (masculino  e  feminino): embarcação composta por duas pessoas, que era aberta aos dois sexos até os Jogos de Seul-1988, quando passou a ser dividida em masculino e feminino. O nome do barco vem do comprimento, que é 4,70 m. 
• Finn (masculino): uma das classes mais tradicionais, está no programa olímpico desde Helsinque-1952. Possui esse nome por ter origem na Finlândia. Embarcação muito parecida com a da laser, era classe mista até Pequim-2008.
• 49er (masculino): é um barco bastante rápido. Está no programa olímpico desde Sydney-2000 e, assim como a finn, era mista até Pequim-2008. Possui esse nome por ter 4,9 m de comprimento. É a única classe com 16 regatas, cinco a mais do que as demais categorias olímpicas.
• Star (masculino): a mais  tradicional classe da modalidade, está presente nas Olimpíadas desde os Jogos de Los Angeles-1932. O barco possui 6,9 m de altura.
• Elliott  6 m (feminino): mais conhecida como match race, é disputada só entre mulheres e é a única embarcação olímpica que conta com três atletas. As regatas são disputadas no sistema match race, ou seja, um barco enfrenta o outro. 

Créditos: Adalberto Leister Filho, Karina Rodrigues e Guilherme Costa, do Núcleo Olímpico da TV Record