Esportes

  • -A
  • +A
TENIS

Tênis

O tênis é um esporte de origem britânica. Para marcar um ponto, é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, incluindo o corpo do oponente, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra.

O sistema de pontuação se dá da seguinte forma: cada game é um conjunto de pontos (15-30-40-game). Seis games dão um set para o jogador. Dois sets definem a vitória, e a partida é eliminatória, ou seja, perdeu está fora das Olimpíadas, a não ser que seja uma semifinal, onde terá a disputa do bronze. As partidas de tênis podem ser simples (individuais) ou de duplas. O tamanha da quadra e algumas regras são diferentes para simples e duplas:
• Simples: jogos em melhor de três sets. Tamanho da quadra: 8,23  m  x  11,89  m. No empate de 40-40 no game, o mesmo será disputado até que alguém abra dois pontos de vantagem. Se o game empatar em 5 a 5, o set vai a sete. Se empatar em 6 a 6, é jogado tie-break melhor de sete pontos. Quem chegar a sete pontos ganha o set. Em caso de empate de em 6 a 6, o tie-break vai a oito e, assim por diante, até alguém abrir dois de diferença.
• Duplas: Tamanho da quadra: 10,97 m x 11,89 m. Quando um game empata em 40-40, é jogado uma melhor de três pontos. Quem vencer dois deles leva o game. No caso dos sets, se cada dupla vencer um, é disputado um supertie-break, no qual quem chegar aos dez pontos primeiro, contanto que abra dois de vantagem, é o vencedor.

Em caso de chuva, as partidas sao interrompidas imediatamente. O jogo é retormado do exato momento em que foi interrompido, quando a chuva parar e a quadra estiver completamente seca. 

Créditos: Adalberto Leister Filho, Karina Rodrigues e Guilherme Costa, do Núcleo Olímpico da TV Record