Esportes

  • -A
  • +A
PENTATLO_MODERNO1

Pentatlo Moderno

É um esporte olímpico praticado por homens e por mulheres, disputado individualmente. Originário da Grécia, o pentatlo moderno recebe este nome por ser disputado em cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. O atleta que tiver o melhor desempenho e somar mais pontos nos cinco esportes ganha a competição.

As cinco provas do pentatlo moderno são:
• Esgrima: espada no sistema todos contra todos
• Natação: 200 m livre
• Hipismo: prova de saltos
• Prova combinada (atletismo e tiro): consiste em tiro esportivo e  corrida, em que os atletas partem e correm cerca de 30 metros até o estande de tiro, onde executam cinco tiros no alvo correspondente ao 7 no tiro esportivo de pistola de ar a 10 metros. O atleta tem um minuto e dez seguntos para acertar os cinco tiros. Caso faça isso em menos tempo, pode sair para correr a distância de 1 km. Isso é feito três vezes, ou seja, cinco tiros certos mais um percurso de 1 km.

Largada da Prova Combinada
Os atletas são escalonados de acordo com as pontuações adquiridas nos eventos anteriores. O competidor mais pontuado sai primeiro, seguido do segundo (após um intervalo de tempo proporcional à diferença de pontos que os separa), depois o terceiro, e assim por diante. Desta forma, quem ganha a prova de combinado (quem chega primeiro após o último percurso de 1 km) é o vencedor do pentatlo moderno, no seu conjunto.

Créditos: Adalberto Leister Filho, Karina Rodrigues e Guilherme Costa, do Núcleo Olímpico da TV Record