Esportes

  • -A
  • +A
NATACAO

Natação

As provas de natação são disputadas em piscinas de 50 m de largura e no mínimo de 2 m de profundidade. A água tem que estar entre 25ºC e 27ºC. As provas são disputadas em eliminatórias, semifinais (com 16 atletas) e final (com 8 atletas) nas provas de 50 m, 100 m e 200 m e apenas com eliminatórias e finais nas demais provas. 

Dois árbitros (um em cada lado da piscina) fiscalizam o estilo, ou seja, se os nadadores respeitam as regras específicas de cada prova. Se a competição for de nado peito, por exemplo, os árbitros verificam se algum nadador bate as pernas como no nado livre. Caso isso ocorra, o atleta é desclassificado. O atleta também é desclassificado quando queima a largada, ou seja, quando cai na água antes do início da prova. Não existe uma segunda chance.

Maratona aquática
A  prova  entrou  no  programa  olímpico  em  2008.  É  disputada somente na distância de 10 km, tanto para homens como para as mulheres, em águas abertas, em mar ou em canal, geralmente com quatro voltas em um circuito de 2,5 km.

Os estilos
• Livre: os atletas podem nadar qualquer um dos estilos, geralmente optam pelo crawl. Não é permitido o nado por baixo da água: o competidor tem de manter sempre uma parte de seu corpo fora da água. São disputadas as provas de 50 m, 100 m, 200 m e 400 m, no masculino e no feminino, de 800 m no feminino e de 1.500 m no masculino.
• Costas: única  largada que é  feita de dentro da água. Os nadadores têm de segurar com as duas mãos o cabo da baliza e ter os dois pés submersos.  Durante  a  prova,  as  costas  podem  realizar  um movimento  de  rotação  que  não  exceda  90º  na  horizontal  e  o máximo de nado  submerso  é 15 metros.  São disputadas  as provas de 100 m e 200 m tanto no masculino como no feminino.
•  Peito: o mais lento dos estilos. Os movimentos dos braços e das pernas têm de ser simultâneos  e  em  linha horizontal. Não é permitido bater um braço de cada vez. Na hora da virada ou da chegada, o nadador deve bater com as duas mãos na parede. São disputadas as provas de 100 m e 200 m, tanto no masculino como no feminino.
•  Borboleta: após a primeira braçada de cada volta na piscina, o nadador tem de manter os ombros alinhados à superfície da água. Não é permitida a rotação do corpo. Na linha final, os competidores precisam tocar a borda simultaneamente com os dois braços. São disputadas as provas de 100 m e 200 m, tanto no masculino como no feminino.
•  Medley: prova que reúne os quatro estilos, na ordem: borboleta, costas, peito e livre. São disputadas as provas de 200 m (50 m cada estilo) e 400 m (100 m cada estilo), tanto no masculino como no feminino.

Créditos: Adalberto Leister Filho, Karina Rodrigues e Guilherme Costa, do Núcleo Olímpico da TV Record