Esportes

  • -A
  • +A
LUTAS

Lutas

A luta olímpica é disputada em duas categorias: a livre, no masculino e no feminino, e a greco-romana, somente para homens. São, ao todo, 18 medalhas em disputa, quatro na luta livre feminina, sete na luta livre masculina e outras sete na greco-romana.

Na luta livre, os golpes com as pernas são permitidos, desde que não sejam na base da “tesoura”. Na greco-romana, não se pode usar as pernas, apenas o emprego da força na parte superior do corpo para derrubar ou erguer o adversário.

Cada luta tem dois rounds de três minutos de duração, com intervalo de 30 segundos. Ao final de cada uma dessas etapas, é declarado um vencedor. Se um atleta abrir vantagem por 2 a 0, não é necessário a disputa do terceiro round. Uma queda, entretanto, interrompe a luta independentemente do período. Uma queda acontece quando um dos lutadores conseguir fixar os ombros do adversário no chão.

Em caso de empate ou quando nenhum dos dois lutadores conseguir marcar pelo menos três pontos, o combate é prorrogado em mais um round de três minutos. Se mesmo assim nenhum dos dois lutadores desempatar a luta ou não atingir os três pontos mínimos, a definição do vencedor fica a cargo dos juízes. Assim como no judô e no boxe, são dadas duas medalhas de bronze em cada categoria.

Pontuação  
• Um ponto: reverso – O adversário está embaixo e consegue ficar em pé
• Dois pontos: golpe de chão – Girar o adversário sobre os ombros dele,sem encostar as costas no chão
• Três pontos: projetar o adversário a uma altura média do chão
• Cinco pontos: golpe de grande amplitude – Pegar o adversário pela frente ou por trás e projetá-lo por cima dos dois ombros

Créditos: Adalberto Leister Filho, Karina Rodrigues e Guilherme Costa, do Núcleo Olímpico da TV Record