Esportes

  • -A
  • +A
JUDO

Judô

É uma arte marcial fundada pelo japonês Jigoro Kano em  1882. Ele idealizou regras para um confronto esportivo que poderia oferecer aos praticantes uma extraordinária oportunidade no sentido de serem superadas as próprias limitações do ser humano. O maior lema da modalidade é usar a força do adversário a seu favor. Os lutadores devem todos usar um judogi, formado pelo kimono, calça e faixa, nas lutas oficiais. As lutas de judô, tanto no masculino, quanto no feminino, são disputadas em um único round de cinco minutos. Em caso de empate, a disputa vai para o golden score de três minutos, onde o primeiro atleta a pontuar ganha a luta. Se o empate persistir, os três juízes decidem o vencedor ao levantar uma bandeira da cor do kimono do vencedor.

O sistema de pontuação do judô é simples, pois são apenas três tipos:
• O yuko é quando o lutador cai de lado no dojo ou é imobilizado por 15 segundos.
• O wazari é quando o lutador cai com uma parte das costas no dojo ou é imobilizado de 20 a 24 segundos
• O ippon é dado ao lutador que acertar um golpe perfeito e derrubar o seu oponente com as costas no chão ou pela imobilização de 25 segundos. Dois wazaris também dão a vitória ao lutador que os aplicou.

Mudanças recentes
As três principais mudanças na regra que aconteceram recentemente no judô são: não existe mais a pontuação koka, não é mais permitida a pegada de perna e também foi abolida a regra que caracterizava três yukos como um wazari.

Punições
A mais clássica das punições é o shido, atribuído ao atleta que não procura a luta ou faz entradas de ataque falsas, por exemplo. Dois shidos caracterizam um yuko, três, um wazari, quatro, o ippon e a consequente eliminação.

Categorias
O judô é dividido em oito categorias, mas amas apenas sete estarão nas Olimpíadas: ligeiro (menos de 60 kg no masculino e menos de 48 kg no feminino); meio-leve (menos de 66 kg e menos de 52 kg); leve (menos de 73 kg e menos de 57 kg); meio-médio (menos de 81 kg e menos de 63 kg), médio (menos de 90 kg e menos de 70 kg); meio-pesado (menos de 100 kg e menos de 78 kg); e pesado (mais de 100 kg e mais de 78 kg)

Créditos: Adalberto Leister Filho, Karina Rodrigues e Guilherme Costa, do Núcleo Olímpico da TV Record