Esportes

  • -A
  • +A
HOQUEI

Hóquei Sobre Grama

O hóquei sobre a grama tem regras parecidas com as do futebol. Disputado em campo de grama sintética de 91,40 m x 55 m, com 11 atletas de cada lado, em dois tempos de 35 minutos. As semelhanças param por aí. Cada jogador é obrigado a usar um bastão, que pesa entre 350 gramas e 700 gramas e não pode ultrapassar os 5 cm de diâmetro.

As traves medem 3,66 m  x  2,10  m.  Em  volta  delas,  está demarcada a grande área, um semicírculo a 14,63 m de distância máxima da linha de fundo. O gol só é válido se marcado de dentro dessa área, chamada "striking circle". 

As 12 seleções são divididas em dois grupos de seis e os quatro primeiros passam para as quartas de final, disputada em jogos eliminatórios. Na primeira fase, se houver empate, cada seleção ganha um ponto. Na semifinal e na final, em caso de igualdade no placar, é disputada uma prorrogação, com gol de ouro, e pênaltis. 

Faltas 
Os jogadores não podem levantar o bastão acima dos ombros nem mover a bola com as mãos ou os pés.

Faltas dentro da área são punidas com pênalti, batido a 7 m de distância do gol, e o jogador só pode dar um passo para empurrar a bola (não é permitido batê-la direto) em direção ao gol.

Só os goleiros podem tocar a bola com as mãos e as pernas.

Se a falta for dentro da área de chute, ou se for falta intencional da defesa, é marcado um córner curto, é um tiro livre do ataque, batido da linha de fundo a 9 m da trave. Todos os atacantes devem estar fora da área de chute. Só cinco defensores podem ficar atrás da linha de fundo (os outros têm de permanecer atrás da linha do meio de campo). 

Créditos: Adalberto Leister Filho, Karina Rodrigues e Guilherme Costa, do Núcleo Olímpico da TV Record