Esportes

  • -A
  • +A
HIPISMO

Hipismo

O hipismo é dividido em três categorias: adestramento, CCE e saltos, em competições individuais e por equipes, totalizando seis medalhas de ouro. Nos saltos e no CCE, os campeões são aqueles que somarem o menor número de pontos. No adestramento, ganha o ouro aquele que tiver a maior nota.

Saltos
Disputado numa pista composta por obstáculos que podem ser muros de tijolos, postes duplos e paralelos, fosso de água de cinco metros de comprimento e o mais complicado, que é o triplo. Cada falha em obstáculo são quatro pontos perdidos e, se o conjunto ultrapassa o tempo determinado, também perde pontos, conforme a quantidade de tempo excedido. Se houver necessidade de desempate e, nele, novamente os competidores "zerarem" o percurso, ganha aquele que finalizar o percurso no menor tempo.

Adestramento
O conjunto se apresenta na pista (chamada de picadeiro) e precisa apresentar elementos obrigatórios em uma de suas apresentações e livres na outra. O controle do cavaleiro sobre o cavalo, a postura e até mesmo a posição das orelhas dos animais são levados em conta. Cinco juízes avaliam a apresentação.

Conjunto Completo de Equitação
O CCE, como é chamado, mede o conjunto mais completo da competição. Os conjuntos começam em uma prova de adestramento, passam pelo cross-country e, por fim, vão aos saltos. Nenhum cavaleiro na história participou da competição de salto ou adestramento e também do CCE. Os atletas são especializados no Concurso Completo de Equitação, que é disputado em três dias. Os saltos e o adestramento são disputados em regras similares às citadas acima, e o cross-country é dividido em percursos e caminhos, steeplechase (corrida de obstáculos) e cross-country (obstáculos naturais).

Créditos: Adalberto Leister Filho, Karina Rodrigues e Guilherme Costa, do Núcleo Olímpico da TV Record