Esportes

  • -A
  • +A
FUTEBOL

Futebol

É um esporte originário na Inglaterra, disputado entre duas equipes com 11 jogadores de cada lado. A seleção que fizer mais gols vence a partida. Na Olimpíada,12 seleções femininas e 16 masculinas disputarão o torneio.

No masculino, os times são divididos em quatro chaves de quatro equipes, e os dois primeiros de cada grupo vão às quartas de final, disputada sem jogos eliminatórios.

No feminino, são três chaves de quatro times, e os dois primeiros de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados, vão às quartas de final, também em partidas eliminatórias.

Um árbitro e dois auxiliares (bandeirinhas) fiscalizam o cumprimento das regras do jogo. Podem punir aquele que cometer faltas com cartão amarelo ou vermelho (expulsão), além de marcar impedimentos (quando o jogador de ataque está a frente da linha da bola) e outras infrações.

Curiosidades

• O futebol masculino é o único esporte do programa que tem limite de idade. Cada seleção pode ter apenas três atletas acima dos 23 anos (nascidos a partir de 1º de janeiro de 1989).
• O futebol feminino entrou no programa olímpico nos Jogos de
Atlanta em 1996. A única atleta que disputou todas as Olimpíadas é a volante brasileira Formiga, titular da seleção desde 1994, que é uma das líderes da seleção em Londres.
• Devido ao período de descanso necessário entre as partidas, o programa do futebol masculino e feminino começa antes da cerimônia de abertura.
• O ouro olímpico é o único título importante que a seleção masculina brasileira ainda não tem. Foi duas vezes vice-campeã (Los Angeles 1984 e Seul 1988, quando contou com Taffarel, Bebeto e Romário, futuros campeões da Copa do Mundo dos Estados Unidos 1994) e duas vezes medalha de bronze (Atlanta 1996 e Pequim 2008).

Créditos: Adalberto Leister Filho, Karina Rodrigues e Guilherme Costa, do Núcleo Olímpico da TV Record