Esportes

  • -A
  • +A
BADMINTON

Badminton

O badminton é um esporte praticado por um ou dois atletas, que usam raquetes para golpear uma peteca em uma quadra retangular, dividida ao meio, assim como o tênis. É disputado em três games de 21 pontos, o vencedor é aquele que triunfar em duas vezes.

A peteca pesa cerca de 5 gramas, o que faz o jogo ser bastante rápido, exigindo agilidade dos competidores. Em um smash, golpe mais rápido do jogo, a peteca pode chegar a 300 km/h. É também um dos esportes mais antigos, pois há registros de um jogo similar, com raquete e peteca, ainda na Idade Média. Apesar disso, a Federação Internacional de Badminton (IBF) foi criada apenas em 1934.

Os pontos do jogo são corridos e, para finalizar um game, é necessário que o jogador abra dois pontos de diferença para o adversário. Porém, caso o empate se perpetue, há um limite de 30 pontos em um game. Existe um intervalo de dois minutos entre os games e um tempo técnico de um minuto quando o primeiro atleta chegar a 11 pontos nos games.

Na Olimpíada, o badminton dá cinco medalhas de ouro: individual e duplas (masculina e feminina) e duplas mistas. Pela primeira vez, as competições não serão eliminatórias diretas. A primeira fase em todas as categorias será dividida em grupos de quatro equipes, com os dois primeiros passando para a fase de mata-mata.

Pouco popular no Brasil, o esporte é dominado por orientais. China e Indonésia dominam o ranking individual da BWF (Federação Internacional de Badminton). O melhor brasileiro na lista é Daniel Paiola, que ocupa a 88ª colocação.

Créditos: Adalberto Leister Filho, Karina Rodrigues e Guilherme Costa, do Núcleo Olímpico da TV Record