Notícias

Tatuagem de Iran Malfitano vira marca de personagem em José do Egito

Ator tem, há 10 anos, o símbolo do Olho de Hórus gravado no antebraço

A- A+

Iran Malfitano vive o servo Hapu na minissérie. Foto: Michel Angelo/Record

Parecia que tudo conspirava para Iran Malfitano integrar o elenco de José do Egito. O ator que participou de Rei Davi, última minissérie bíblica da Record, nem pensava em voltar tão cedo para a telinha, mas ele não pode recusar o convite da autora Vivian de Oliveira.

Iran contou para o R7 que, depois que terminou Davi, encontrou Vivian em um shopping carioca enquanto passeava com a família. A escritora estava na companhia de seus colaboradores, e todos conversavam sobre Abner, seu personagem em Davi. Até que um detalhe chamou a atenção de um deles.

— Um dos colaborares da Vivian notou a tatuagem no meu braço, um Olho de Hórus que já fiz há 10 anos. Eu perguntei o porquê da curiosidade, e aí a Vivian contou que estava escrevendo José do Egito. Foi tão inusitado!

Depois disso, segundo o Iran, o convite foi feito formalmente e Alexandre Avancini e sua equipe já tinham o ator perfeito para viver o servo Hapu. Mas a história da tatuagem não para por aí.

A coincidência foi tão surpreendente que Vivian e Avec toparam deixar o desenho à mostra nas cenas de Hapu, por mais que a prática não fosse algo comum na época.

— O egípcio tinha de manter um corpo limpo e puro para passar ileso pelo ritual da passagem após sua morte. Um homem não poderia ter uma tatuagem deste tipo, mas a henna era usada naquela época. Os homens se pintavam. Então usamos da licença-poética para manter a tatuagem na minissérie. É, ao mesmo tempo, uma homenagem para o meu tatuador, e também uma forma de marcar o personagem na tela.

As outras tatuagens espalhadas pelo corpo de Iran são cobertas pela equipe de Vavá Torres, supervisor de caracterização de José. O ator contou que há anos faz desenhos com o artista Ticano, em Vitória, no Espírito Santo.

— Tatuador é igual cirurgião: depois que você encontra um que goste, vai ser o seu tatuador para o resto da vida. Eu fiz uma tatuagem há muito tempo atrás com o Ticano e gostei tanto que já fiz outras cinco com ele.

A Rede Record informa que não oferece vagas de emprego, prêmios ou participação nos programas por e-mail