Notícias

R7 invade gravação externa de José e mostra detalhes exclusivos da minissérie

Operação de guerra é montada para rodar cenas importantes para trama bíblica

A- A+

O relógio mal tinha marcado sete horas da manhã quando Caio Junqueira, Vitor Hugo, Guilherme Winter, Felipe Cardoso, entre outros atores da minissérie José do Egito, já estavam quase prontos para enfrentar mais um dia de gravação sob o sol forte do Rio de Janeiro.

O local da externa era um campo de terra vermelha batida e quente. Por três dias a produção precisou cancelar as sequências por conta das chuvas, e, quando o sol resolveu firmar e secar o lamaçal, foi hora de arregaçar as mangas e enfrentar horas e horas de gravação.

O R7 acompanhou o dia de externa junto com os atores que interpretam os irmãos de José, vivido por Ricky Tavares na fase jovem, e pôde garantir que sobra disposição, talento e protetor solar no grupo.

Elenco da minissérie se prepara para gravação (Foto: Nina Ramos/R7)

As sequências gravadas na locação são o ponto de partida da história de José. Foi no Campo de Dotã que seus irmãos o venderam para um mercador que estava de passagem para o Egito. Hamsa Wood, diretor de cena e um dos braços direitos de Avancini, falou com o R7 sobre as dificuldades de uma externa como esta. No dia, ele contou com a ajuda da assistente de direção Michele Lavalle.

— Aqui você não tem o ambiente controlado que tem no estúdio. Passou um avião, você para. Choveu, você para. A luz mudou, você para... As adversidades são muito maiores. Por outro lado, as possibilidades de enquadramento, de criação, são muito maiores. Eu prefiro fazer externa, eu prefiro encarar o desafio, porque eu acho mais gratificante no final.

Para se ter uma ideia da trabalheira, o elenco precisou de duas equipes de produção (incluindo arte, cabelo, maquiagem...) para dar conta do dia todo de gravação. Na parte da manhã, a coordenadora de produção do dia, Fabíola Rodrigues, junto com o assistente de produção Thiago Arraes arregaçou as mangas para dar suporte para a direção.

Segundo a produção, foram mais ou menos 230 pessoas envolvidas na operação, incluindo câmeras, seguranças, motoristas, camareiros etc. O volume de material carregado impressiona. É preciso contar com o que está planejado para ser usado em cena e com o que não está também.

Depois da pausa para o almoço, o coordenador Luizinho Santos e a assistente de produção Andréia Pimentel assumiram o posto. Até o trânsito do local precisa ser controlado para que o barulho de carros não atrapalhe na hora do “gravando”.

Mais de 230 pessoas participaram da externa (Foto: Nina Ramos/R7)

Entre uma cena e outra, o elenco se hidrata com isotônicos, água, come uma fruta e ri com a equipe. A descontração, apesar do forte calor, toma conta e deixa o ambiente leve. Hamsa fez questão de frisar que a conexão entre os atores escalados para viverem os irmãos de José foi certeira.

— As personalidades deles e a forma com o que eles se interagem são incríveis. Isso também tem muito do laboratório que a gente fez com o Sérgio Penna. Isso dá uma vivência muito grande. As pessoas chegam no set mergulhadas no personagem, conhecendo cada detalhe, e com tudo aquilo que está nas entrelinhas. Muitas vezes, aquilo que não é dito é mais importante do que o que é dito. Isso você só consegue com ensaio e com processo de imersão no personagem. Assim, você desenvolve que o personagem seja orgânico.

Hamsa, que trabalha em parceria com Avancini há anos, ainda elogiou a trama. Para ele, o público irá se encantar com uma das histórias mais bonitas da Bíblia.

— É uma trama até pequena em Gênesis, mas com uma complexidade muito grande. E ela desencadeia uma série de eventos muito importante para o povo hebreu. A história em si de José e seus irmãos é muito marcada por problemas familiares, como inveja e vingança, mas todas culminam em momentos de reflexão, perdão e redenção.

Clique aqui e confira galeria de fotos dos bastidores da externa de José. E fique ligado! Em janeiro, a minissérie estreia na tela da Record.

O que você sabe sobre as minisséries bíblicas da Record? Faça o teste!

As gravações de José estão a todo vapor. O que você sabe sobre as séries bíblicas da Record

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
Rei_Davi

Qual foi a primeira minissérie baseada em passagens e livros da bíblica na Record?

A RecordTV informa que não oferece vagas de emprego, prêmios ou participação nos programas por e-mail